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O freon R410A é um gás HFC (hidrofluorocarboneto), uma mistura de dois gases, o R32 (50%) e o R125(50%), compatível com óleo sintético POE com uma classificação de segurança A1: baixa toxicidade, não inflamável e com um PAG (Potencial de Aquecimento Global) de 2088.
Para colmatar a saída do mercado do R22 foram introduzidos no mercado para utilização nos sistemas de climatização, o R407C e o R410A. Desde os meados dos anos 90 o R410A tem sido adoptado pelas principais marcas de fabricantes de sistemas de climatização e ar condicionado como o gás de referência para os seus equipamentos. Pequenos sistemas Split de ar condicionado, bombas de calor ou grandes sistemas VRV eram produzidos e optimizados para a utilização deste gás.
A adopção por parte dos países da U.E. do “Protocolo de Quioto” foi posta em prática através do Regulamento Europeu 517/2014. Este regulamento incide em grande parte sobre as normas de manuseamento do freon, a sua compra, recuperação, destruição e reciclagem. Estabelece também quotas de colocação de HFC’s (hidrofluorocarbonetos) no mercado da União Europeia. Estabelecendo o ano de 2015 como o ano zero, em todos os anos a quantidade tem baixado tendo como referência 2015. Esta redução de quota trouxe ao mercado um novo desafio, no caso específico do R410A, as necessidades do mercado começaram a superar a oferta o que levou a um aumento repentino dos preços em todo o espaço europeu.
O Regulamento no Anexo III – “PROIBIÇÕES DE COLOCAÇÃO NO MERCADO…”, no ponto 15 determina a proibição de comercialização de:
“Sistemas de ar condicionado em dois componentes que contenham menos de 3 kg de gases fluorados com efeito de estufa, que contenham, ou cujo funcionamento dependa de gases fluorados com efeito de estufa com PAG igual ou superior a 750”, a partir de 01 de janeiro de 2025
Sendo que o R410A tem um PAG de 2088, esta proibição deixa de fora a possibilidade das marcas colocarem este gás nos seus sistemas Split com cargas inferiores a 3 Kgs. O Regulamento não determina, no entanto, a proibição do uso do R410A, tal como aconteceu com o R22. Não existe ainda no mercado nenhuma alternativa ao R410A. As principais marcas continuam ainda hoje a comercializar equipamento pré-carregado com R410, pelo que será de prever que o R410A continue no mercado durante bastante tempo.
Neste momento, as principais marcas fabricantes de ar condicionado estão a optar por comercializar equipamentos com pré-carga de gás freon R32, que não é uma alternativa ao R410A e não deve ser usado como substituto em caso fuga.
Embora estejamos num momento conturbado no mercado do gás fluorado, a Plusfroid tem feito um esforço para garantir aos seus clientes o fornecimento de Freon. Consideramos a importância do freon para o mercado de refrigeração e, como tal, fazemos um acompanhamento constante do mercado, o que nos permite ter stock permanente dos principais gases fluorados como o R410A, R134A, R404A, R407C, R32, R1324Y, etc.