O Futuro do Gases Fluorados no Mercado Europeu


Gases Fluorados no Mercado Europeu

Uma das consequências da entrada em vigor do regulamento U.E. 517/2014, para além da certificação exigida a empresas e técnicos, é a grande alteração na comercialização dos Gases Fluorados. De uma forma faseada vão ser retirados do mercado vários tipos de gás sendo proibida a sua comercialização assim como a produção de equipamentos que contenham ou trabalhem com esses tipos de gás. Esta revolução no mercado obriga os distribuidores / instaladores a estarem informados e preparados para estas mudanças no mercado. No gráfico abaixo é possível verificar o GWP* de vários tipos de Gases Fluorados e as datas relevantes da sua saída do mercado.

gráfico gwp gases fluorados

Deste gráfico podemos verificar que, por exemplo, que a partir de 2020 os gases fluorados como o R 404A e o R 422D,  deixam de ser comercializados assim como os equipamentos que deles dependam para funcionar. Tal como aquando da proibição do R22 é importante ter em mente que com a aproximação do fim de ciclo de vida de cada gás o seu preço tende a aumentar e a disponibilidade de stock a diminuir.

Excerto do regulamento 517/2014:

Equipamentos fixos de refrigeração que contenham, ou cujo o funcionamento dependa de, HFC com o PAG (GWP) igual ou superior a 2500, ou deles dependam para funcionar… (Data da proibição 2020)

Tabela com os tipos de Gases Fluorados mais comuns e a suas alternativas.

alternativas gases fluorados

A Plusfroid está desde já preparada para responder a estas exigências no regulamento U.E. 517/2014, colocando ao dispor dos seus clientes toda a informação e os novos tipos de gás, introduzidos no mercado.

contactos plusfroid

CONSULTE-NOS

* GWP – Global Warming Potential (Potencial de Aquecimento Global – PAG)